Tatuagens e Piercing
O que a bíblia diz sobre o uso de tatuagens e piercing
1 - Significado de tatuagem e piercing.
Piercing: "Ou corpo perfurado" É uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado.
Tem sua origem em rituais religiosos. Para o cristão, seria mutilar o corpo, templo do Espírito Santo.
Tatuagem: É uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo.
Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana através da introdução de pigmentos por agulhas sob a pele.
Por mais inocente que seja a figura, traz em si, um significado ritualístico.
2 - Conselho a um amigo.
Um amigo resolveu colocar uma pequena tatuagem de uma pessoa querida de sua família em seu corpo.
Perguntei a ele: Você conhece a regra de Deus sobre essas coisas? Ele me disse: Que coisas? Disse a ele: Tatuagens.
Ele sorriu e me respondeu: "É só uma tatuagem de uma pessoa querida da minha família". Disse a ele: Mas Deus não se agrada dessas coisas.
Ele me perguntou: Em que parte da bíblia está isso? Disse a ele: Em várias, mas vou citar apenas uma que vai diretamente ao assunto.
Em Levítico 19. 28, Deus proibiu seu povo de mutilar seus corpos (o piercing faz parte dessa mutilação) e também de tatuar-se, como mostra a passagem bíblica abaixo.
Levítico 19. 28, em quatro versões bíblicas
a) "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor." - NVI - Nova Versão Internacional da Bíblia.
b) "Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor." - João Ferreira de Almeida.
c) "Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor." - Ave Maria, bíblia Católica.
d) "Não façam nenhum corte, nem nehuma marca no corpo, como sinal de luto. Eu sou o Senhor." - Bíblia Viva.
Logo após citar está passagem bíblica, ele me perguntou: Mas o texto está relacionado aos mortos, e não ao vivos.
Disse a ele: Imagine uma tatuagem de um ente querido em seu corpo. A primeira vista não lhe causaria nenhum mal.
Mas, imagine você, salvo no Reino de Deus com esse ente querido tatuado em seu corpo (templo do Espírito Santo),
e, esse ente querido não foi salvo por Jesus. Pergunta: Qual seria a sua reação diante dos salvos no reino de Deus com essa marca
de um pecador em seu corpo, se a bíblia diz que luz não combina com as trevas? (II Coríntios 6. 14).
Com certeza, você passaria uma eternidade carregando uma imagem de um pecador que se perdeu justamente por não obedecer a palavra de Deus.
Ai vem a velha desculpa: Nós, os salvos, receberemos um novo corpo glorificado sem pecado e sem tatuagem.
Disse a ele: Mas, se eu estou pregando a palavra de Deus para você agora, e mesmo assim você insiste em tatuar-se, com certeza Deus
não se agradaria disso, e você correria um certo risco de até mesmo perder a sua Salvação.
Nesse momento ele irritou-se comigo e me disse: Salvação vem pela graça e não por meras tatuagens.
Disse a ele: Então, mesmo conhecendo a palavra do Criador, você continuaria a praticar tais atos? Como por exemplo: matar as pessoas, roubar,
tatuar-se e outras coisas abomináveis a Deus? Dessa forma ficaria muito fácil ingressar no reino de Deus, como, eu peco mesmo
conhecendo a verdade, e Deus me perdoa. O apóstolo Pedro disse em II Pedro 2. 20:
"E quando uma pessoa livrou-se dos caminhos pecaminosos do mundo ao aprender acerca do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
e depois se deixou emaranhar pelo pecado novamente, tornando-se novamente escravo do pecado, tornou-se este estado pior do que antes" (bíblia viva).
Quem conhece a verdadeira palavra de Deus e as segue, não pratica tais coisas.
Disse também: Colocando essa tatuagem você estaria seguindo a sua própria vontade (seu livre arbítrio) e não a vontade de Deus.
Nesse momento ele me disse: Vamos encerrar essa conversa, você segue o que você acha que deve seguir, e eu vou seguir a Deus da minha maneira
(naquele instante veio na minha mente: veja como satanás age nas pessoas). Então disse a ele: Amigo, eu não sigo o que acho que devo seguir,
e sim o que a palavra de Deus nos ordena a seguir, e ali terminamos a nossa conversa.
Deixarei uma passagem bíblica para o leitor meditar sobre o debate acima (Mateus 10. 14 a 22).
3 - A Criação de Deus
Em Gênesis 1. 27 o homem, a coroa da criação de Deus, foi feito "a sua imagem e semelhança" , "E criou Deus o homem à sua imagem;
à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". Sendo assim, o homem não precisa de complementos em seu corpo, pois já foi feito semelhante ao Ser mais perfeito do universo.
Fazer algum tipo de marca que mude esta imagem e que traga dor naquilo que é considerado o "santuário do Espírito Santo" (I Coríntios 3. 16-17, e 6. 19-20),
é demonstrar que não está contente com sua imagem (semelhante a de Deus) e desrespeitar o Criador.
O apóstolo Paulo relatou que as únicas marcas que deveríamos trazer em nós deveriam ser aquelas em favor de Jesus Cristo:
"Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus" (Gálatas 6. 17).
4 - Tatuagem e piercing não entrarão no Reino de Deus
Imagine você diante dos salvos no Reino de Deus com tatuagens ou piercings em seu corpo. Como reagiriam os outros salvos diante de Deus?
Certamente viria a pergunta: O Senhor sempre abominou tais coisas e agora abre um precedente para este servo,
sendo que a regra exigida para ingressar em seu reino era não colocar-mos essas abominações em nosso corpo porque estaríamos danificando a imagem do Senhor?
Pergunta: Como ficaria Deus diante de uma situação dessa, para uns pode e para outros não? Em Malaquias 3. 6, diz:
"Porque eu sou Senhor, e não mudo", em Mateus 24. 35 diz: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão",
e em Levítico 19. 28 está escrito que "Não fareis incisões na vossa carne (piercing) e nem fareis figura (tatuagens) alguma no vosso corpo",
então, com certeza tatuagens e piercings não entrarão no Reino de Deus, e muito menos Deus abrirá precedentes para alguém.
Na antiguidade, a tatuagem ou piercing associava-se ao culto dos deuses demoníacos e era praticada durante ritos dedicados por feiticeiros.
O sangue que brotava das feridas, o qual, segundo criam, levava consigo os espíritos malignos.
Observamos então que o uso dos piercings e tatuagens, está totalmente vinculado à colocação do nosso corpo à disposição destas forças espirituais mesmo que por meras imagens de entes queridos.
Como servos de Deus, sabemos que se tratam de hostes espirituais malignas, que combatem incessantemente contra o povo de Deus (Efésios 6. 12).
Muitos tentam se desculpar usando o texto de Atos 17. 30, dizendo que: "Deus não leva em conta o tempo da ignorância das pessoas".
Mas se você aceitou a Jesus, e recebeu o Espírito Santo de Deus em seu corpo, não poderá permanecer na prática do pecado, pois, poderá perder a sua Salvação.
Lembrando: O tempo da ignorância só vai até a volta de Jesus. Se Ele vier hoje e você estiver na prática de qualquer pecado, não entrará no Reino de Deus.
Por isso, aceite a Jesus o mais rápido possível, pois, não sabemos nem o dia e nem a hora em que Ele irá voltar (Mateus 24. 36).
Se você aceitou a Cristo e possui alguma tatuagem, ignore-a, como se ela não existisse em você, ou seja,
algo que perdeu o seu valor diante da palavra de Deus.
Veja agora o perigo que você corre praticando tais coisas. "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (I Coríntios 3. 17). Tomem cuidado.
Há um provérbio que diz: "O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo" (Provérbios 11. 17).
Vejam essas passagens bíblicas abaixo e tire suas próprias conclusões.
1 - Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. (...) e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tessalonicenses 5. 21 a 23).
2 - Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo (I Coríntios 6. 13).
3 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz?
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? (I Coríntios 6. 15-16).
4 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Coríntios 6. 19).
5 - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (I Coríntios 3. 17).
6 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (I Coríntios 6. 20).
7 - E que consenso tem o templo de Deus (seu corpo) com os ídolos (imagens ou tatuagens)? Porque vós sois o templo (corpo) do Deus vivente,
como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (II Coríntios 6. 16).
8 - Porque todos devemos comparecer diante do tribunal de Jesus Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
(II Coríntios 5. 10). Veja que interessante está passagem, se você usa seu corpo para tatuar figuras demoníacas,
no tribunal de Cristo você será julgado culpado por divulgar a obra de satanás (fazer propaganda - verdadeiros Outdoors humanos).
9 - E que Deus vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tessalonicenses 5. 23).
Observem nesta passagem que temos que guardar o nosso corpo livre de toda a imundícia desse mundo, isso inclui as tatuagens e os piercings.
10 - Em Apocalipse 21. 27, o apóstolo João relata que: Não entrará nela (a Nova Jerusalém) coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Lembre-se: João 4. 23: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem".