Palavras: significados e objetivos

O significado das palavras e seus objetivos

Um amigo me perguntou: No estudo bíblico sobre (Consultar os Mortos é permitido por Deus?), você citou a pitonisa de En-Dor do texto bíblico de I Samuel 28 como se fosse uma espírita. Mas, o nome pitonisa não tem nenhuma relação com o espiritismo.

Disse a ele: Os nomes pitonisa e espiritismo podem até serem distintos, e não terem nenhuma relação entre si, mas, o objetivo final de cada um deles será sempre o mesmo, ou seja, "consultar os mortos", assim, mesmo tendo surgido em épocas distintas, tanto um, quanto o outro, buscam o mesmo objetivo, invocar os mortos para consultá-los, como mostra o texto bíblico.

Vejamos à relação entre os nomes pitonisa x espiritismo e outros nomes relacionados a estes, e seus objetivos.

1 - Pitonisa ou pítia: Era a sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos, Antiga Grécia. Mas, na antiguidade haviam varias mulheres denominadas pitonisas. Na bíblia em I Samuel 28 vemos a pitonisa de En-Dor, e o seu papel (objetivo) era de invocar da sepultura os mortos para consultá-los como relata o texto bíblico.

2 - Médium: Pessoas que evocam (reproduzir na imaginação ou chamar para que apareça) espíritos de mortos para consultá-los.

3 - Necromante: Pessoas que invocam espíritos de mortos para fins de magicamente revelar o futuro ou influenciar o curso dos acontecimentos. Na Bíblia, a necromancia é também chamada de "adivinhação", "feitiçaria" e "espiritismo" e é proibida por Deus (Levítico 19. 31; Deuteronômio 18. 10-11; Gálatas 5. 19-20).

4 - Espiritismo: O espiritismo é uma doutrina que surgiu na França no século XIX de cunho filosófico-religioso voltado para o aperfeiçoamento moral do homem por meio de ensinamentos passados através de consultas a espíritos desencarnados (pessoas que morreram) que conseguem se comunicar com os vivos, especialmente, por meio dos médiuns.

Importante observar, tanto as épocas quanto aos nomes (pitonisa, médium, necromante e espiritismo), podem até serem distintos entre si, mas, o objetivo de cada um deles será sempre o mesmo, "consultar os mortos". Portanto, como cristão, devo observar aos ensinamentos de Deus e não a doutrinas construídas por homens. Ora, se Deus está me dizendo que é abominação a Ele consultar os mortos, assim, como um seguidor de Deus, devo seguir a Sua orientação e não a dos homens.

Vejam as passagens bíblicas abaixo:

Isaías 8. 19-22: "Por que vocês não acreditam no que Deus disse? Por que vocês vão consultar feiticeiros e médiuns para saber o futuro? Eles falam, resmungam, mas não dizem nada. Por acaso os mortos podem revelar o futuro aos vivos? O Senhor diz: Comparem as palavras desses feiticeiros e médiuns com a Minha lei, a Palavra de Deus! Se eles não falarem de acordo com a Lei, vocês podem saber que não fui Eu que os mandei. Não há futuro para as falsas mensagens desses feiticeiros. O meu povo vai acabar como escravo, castigado e cansado, morto de fome. E quando a fome apertar, eles vão ofender o seu Rei e seu Deus. Eles olharão para todos os lados procurando uma esperança, mas só haverá medo, tristeza e desespero. E depois, serão jogados na mais terrível escuridão" (Bíblia Viva).

Levítico 19. 31: "Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus".

Deuteronômio 18. 9-12: "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti".

Agora veja o texto questionado pelo meu amigo de I Samuel 28. 5-16

Saul consulta uma pitonisa de En-Dor

"E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração. E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma pitonisa que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser. Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer? Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso. A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel. Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?"

Veja o que aconteceu a Saul por ter procurado uma pitonisa para consultar os mortos - I Crônicas 10. 13-14

"Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para consultá-la. E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé".

Não sou eu quem está dizendo isto e sim o próprio Deus.

Lembre-se: Não cabe a mim julgar nenhum seguidor do espiritismo, pelo contrário, devo informá-lo dos propósitos de Deus, porque, salvação é individual tanto para cristãos quanto para espíritas, e também, nos foi dado o livre arbítrio de escolher entre os ensinamentos de Deus ou as doutrinas construídas por homens. Mas, se Deus não se agrada da prática de consultar os mortos, eu, como cristão, devo seguir a orientação de Dele.

Assista o vídeo do Pastor Leandro Quadros - Na Mira da Verdade sobre "A bíblia condena o espiritismo?".



Pastor Leandro Quadros é apresentador dos programas "Na Mira da Verdade" e "Lições da Bíblia" na rede Novo Tempo de televisão e escritor. Formado em Comunicação Social, pós-graduado em jornalismo científico e Mestre em Teologia.

Fonte currículo: Leandro Quadros