Jesus e a Lei de Deus

Jesus Cristo e os Dez Mandamentos

Muitas religiões guardam nove dos mandamentos, outras guardam oito e outras guardam todos os dez mandamentos de Deus. Muitos dizem somos salvos pela graça e não por guardar a lei de Deus. Mas, se somos salvos pela graça, que é Jesus, para que serve a lei?

A lei, é o conjunto de normas (Êxodo 20. 1 a 17) que norteiam a conduta humana. Quando aceitamos o sacrifício de Cristo, passamos a pertencer a seu reino. Mas, para permanecermos nele, devemos observar os seus mandamentos (Mateus 19. 17). Quando transgredimos a lei de Deus, cometemos pecado, porque, o pecado vem pela transgressão da lei de Deus (I João 3. 4). Mas, se alguém pecar e arrepender-se de seu pecado, Jesus Cristo intercede por nós perante a Deus como nosso Advogado. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos (I João 2. 1-3).

Analisando o texto acima, podemos observar que a graça de Jesus depende também de todos os mandamentos de Deus. De que adianta crê em Cristo e não observar a lei de Deus. O texto bíblico que está em I João 2. 4, diz o seguinte: "Aquele que diz: Eu conheço-o (Jesus), e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade". Existe um provérbio que diz: "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei do Senhor, até a sua oração será abominável" (Provérbios 28. 9).

Os Dez Mandamentos de Deus e a graça de Jesus Cristo

Em Apocalipse 12. 17, o apóstolo João destacou os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus. Veja: "E o dragão (Satanás) irou-se contra a mulher (Igreja), e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo". Está mulher descrita neste versículo, é a verdadeira igreja de Jesus Cristo no final dos tempos, aquela que guarda as leis de Deus e têm Jesus Cristo como seu Salvador. O interessante é que foi o próprio Jesus Cristo quem revelou estas palavras a João em Apocalipse 12. 17, e João às escreveu e enviou às igrejas. Está passagem bíblica encontramos também em Apocalipse 14. 12 "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus".

Então podemos dizer que a Salvação vem pela graça de Jesus, mas, ela depende também da observância de todos os mandamentos de Deus. Vejamos agora, como funciona a regra de Deus: Mandamentos + Graça (Jesus) = Salvação. Não adianta aceitarmos a Jesus como nosso Salvador e continuarmos na prática do pecado, ou seja, transgredindo as leis de Deus, isso, nos levaria a perda da nossa salvação.

Exemplo: Eu aceito Jesus como meu salvador mas continuo matando as pessoas, transgredindo o 6º mandamento de Deus que diz "não matarás" (Êxodo 20. 13), com certeza perderia a minha salvação.

A palavra graça na bíblia significa receber algo sem termos o merecimento, mas, por de trás desta graça existe uma regra a ser observada, ou seja, os mandamentos de Deus (Êxodo 20. 1 a 17).

Veja abaixo algumas passagens bíblicas que testificam a lei de Deus

1 - O próprio Jesus Cristo veio fazer cumprir a lei de Deus

Mateus 5. 17-20: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Mateus 15. 4-9: Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Mesmo que seus pais estejam passando necessidade, você pode dar o dinheiro do sustento deles em oferta ao Senhor, em lugar de dar a eles. E assim por causa das vossas tradições, invalidaste o mandamento de Deus (Êxodo 20. 12). Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Mateus 19. 17: Se queres, porém, entrar na vida eterna, guarda os mandamentos de Deus.

Marcos 12. 29: E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. (Agora veja o primeiro mandamento em Êxodo 20. 1 a 3: "Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim."

Lucas 16. 17: É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

Lucas 4. 16: "E, chegando Jesus a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler". (Podemos observar nesta passagem que Jesus, segundo o seu costume guardava o 4º mandamento da lei de Deus que encontra-se em Êxodo 20. 8, "Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar").

A palavra costume, é a ação tida como regra social a partir do repetitivo processo de sua prática, o que resulta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade.

2 - Lucas discípulo de Jesus e a lei de Deus

Lucas 23. 53-56: E, havendo tirado o corpo de Jesus, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto. E era o dia da preparação, e aproximava-se o Sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no Sábado repousaram, conforme o mandamento de Deus. (Este mandamento encontra-se em Êxodo 20. 8, "Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar").

3 - João Apóstolo de Jesus e a lei de Deus

João 14. 21: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama. Se alguém me ama, guardará os meus mandamentos, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

João 15. 10: Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

I João 2. 4-7: Aquele que diz: Eu conheço-o (Jesus), e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.

I João 3. 4: Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

I João 3. 23: E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento de Deus.

I João 5. 3: Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

Apocalipse 12. 17: E o dragão (satanás) irou-se contra a mulher (Igreja), e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

Apocalipse 14. 12: Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Apocalipse 22. 14: Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. (João Ferreira de Almeida, Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original).

4 - Tiago Apóstolo de Jesus e a lei de Deus

Tiago 2. 8: Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

Tiago 2. 10: Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. O que Tiago quis dizer? (Na matemática dos homens: 10 - 1 = 9, na matemática de Deus: 10 - 1 = 0)

5 - O Apóstolo Paulo e a lei de Deus

Romanos 3. 31: Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

Romanos 7. 12: E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

Romanos 13. 8-9: "Porque quem ama ao teu próximo cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; de sorte que o cumprimento da lei é o amor". (veja como Paulo faz menção aos mandamentos de Deus que se encontram em Êxodo 20. 1 a 17. Então, se amas a teu próximo guarda os mandamentos de Deus)

Romanos 6. 14-15: Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Então? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

A Bíblia está repleta de versículos que falam sobre a lei de Deus. Coloquei acima apenas alguns.