A polêmica sobre o Sábado

Sábado o 4º mandamento da Lei de Deus

Para entendermos melhor está polêmica sobre o Sábado, devemos inicialmente entender qual o significado desta palavra.

Em Hebraico - shabãt
Em Latim - sabbatum
Em Português - sábado

A palavra Sábado significa descanso. Assim, Sábado = descanso

Devemos entender também que na palavra de Deus existem duas formas de descanso, ou seja:

a) O descanço (Sábado) da lei moral e eterna de Deus (Os Dez Mandamentos - Êxodo 20. 1-17), onde o Sábado (descanso) de Deus está inserido no 4º mandamento (Êxodo 20. 8-11), e devemos guardá-lo todas as semanas no sétimo dia.

b) E os descansos (Sábados) de Moisés ou leis cerimoniais que mudavam a cada sacerdócio (Hebreus 7. 12). Essas leis de Moisés consistia de muitos princípios, normas, cerimônias, descansos, rituais e símbolos para lembrar o povo de seus deveres e responsabilidades, e, poderiam ser observadas em qualquer dia da semana e não especificamente no sétimo dia. Assim, uma regra que incluia um descanso (sábado) poderia cair como por exemplo, no segundo dia da semana. Grande parte da lei cerimonial foi cumprida com a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

Os Sábados de Deus e os Sábados de Moisés

1 - O descanso (Sábado) de Deus (Lei moral e eterna).

Êxodo 20. 8-11

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado (descanso) do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado (descanso), e o santificou.

Em Ezequiel 20. 20, Deus fez menção dos seus Sábados e não dos Sábados de Moisés. "E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus".

2 - Os descansos (Sábados) de Moisés. Leis cerimoniais que mudavam a cada sacerdócio.

Hebreus 7. 12

A lei de Moisés, mudava a cada mudança no sacerdócio; toda vez que mudava o sacerdote, necessariamente eram feitas mudanças na lei.

Os Sábados de Moisés (Oséias 2. 11). "E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades".

Grande parte da lei cerimonial foi cumprida com a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, não havendo mais a necessidade de segui-las. Vejam dois exemplos.

Os sacrifícios de animais (Hebreus 9), e os descansos (sábados) da lei cerimonial de Moisés que eram sombras das coisas futuras (Colossenses 2. 16).

O Sábado de Deus foi escrito em tábuas de pedra

O Sábado de Deus está inserido entre os dez mandamentos, ou seja, a lei moral de Deus. Essas dez leis foram escritas pelo próprio dedo de Deus em duas tábuas de pedra, e foram colocadas dentro da arca da aliança como havia Deus ordenado a Moisés.

II Crônicas 5. 10. "Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas de pedra, que Moisés tinha posto em Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, saindo eles do Egito".

Observem que os dez mandamentos (Êxodo 20. 1-17) foram escritos pelo próprio dedo de Deus em duas tábuas de pedra e entregue a Moisés (Êxodo 31. 18), e o Sábado de Deus ocupa a quarta posição entre esses mandamentos (Êxodo 20. 8-11).

Os Sábados de Moisés foram escritos em livros

As leis cerimoniais de Moisés eram escritas em livros por Moisés e postas do lado de fora da arca da aliança.

Deuteronômio 31. 24-26. "E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti".

Ficou claro que o Sábado (descanso) de Deus não é o mesmo Sábado (descanso) da lei cerimonial de Moisés. Mas, porque Jesus ensinava e curava nos Sábados de Deus, o sétimo dia, sendo o Sábado um dia de descanso? A resposta está em Mateus 12. 12 quando Jesus disse que é licito também fazer o bem no Sábado (o Sábado é um dia em que devemos realizar a obra do Senhor). O próprio Jesus guardava o Sábado de Deus (Lucas 4. 16).

O Sábado de Deus, é o memorial de toda a criação, assim, devemos lembrarmos Dele como criador e mantenedor de todas as coisas. Se olharmos na bíblia em Gênesis 1. 26-31, veremos que o homem foi criado no sexto dia, e no sétimo (Sábado) descansou juntamente com Deus. Imaginem Adão descansando com o próprio Deus, vendo e ouvindo o criador, e recebendo gratuitamente de Deus tudo aquilo que havia sido criado por ele, e aprendendo os ensinamentos do próprio Deus. O Sábado de Deus existe para lembrarmos Dele como o único Deus de nossas vidas, e se deixarmos de observar esta regra, estaremos lançando por terra toda a sua criação assim como Ele (então, não a nada melhor do que separarmos este dia para realizarmos a sua obra). É por isso que o 4º mandamento de Deus começa com Lembra-te do dia de Sábado para o santificar. Claro que devemos lembrarmos de Deus todos os dias de nossa vida, mas o sétimo dia, o Sábado do Senhor, devemos parar toda a nossa obra pessoal e descansarmos em Deus como Adão fez e como está escrito em seu 4º mandamento (Êxodo 20. 8-11). Mas, com o passar dos tempos, veio o homem com sua autoridade própria e mudou a regra de Deus, passando o dia de descanso para o Domingo. Veja o que o próprio Deus disse em Daniel 7. 25.

Daniel 7. 25. "E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei do Senhor; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo".

Esta mudança surgiu quando um poder político religioso passou a dominar o cristianismo no terceiro século depois de Cristo, ou seja, a igreja romana substituiu o 4º mandamento de Deus pelo domingo sem a autorização de Deus, ficando agora "guardar domingos e festas de guarda" ao invés de "Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar", cumprindo assim, a profecia de Daniel 7. 25.

O Sábado foi feito para o homem descansar em Deus, e não para ser escravo dele (sábado) (Marcos 2. 27), mas, os fariseus e suas tradições sufocavão o Sábado do Senhor com regras absurdas, colocando fardos pesados onde as pessoas não podiam cumprir, invalidando assim o 4º mandamento de Deus.

O apóstolo Paulo em Romanos 13. 10, disse que o cumprimento da lei é o amor: Assim, se amas a Deus, guarda os seus mandamentos como Ele nos ordenou e não por causa das tradições dos homens.

O primeiro Sábado (descanso) de Deus

Quando Deus formou está terra em Gênesis capítulos 1 e 2, Ele viu que tudo que havia criado era bom, e terminando a sua obra no sétimo dia, descansou, abençoou e santificou este dia para que lembrassemos Dele como criador de todas as coisas e o único em que devemos adorar. O Sábado passou a ser o memorial de toda a criação de Deus.

Gênesis 2. 1-3

"Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera".

Esta bem claro que devemos descansar no sétimo dia da semana, o Sábado (descanso) de Deus. E que na palavra de Deus existem dois descansos, o de Deus e os descansos de Moisés (leis cerimoniais). Sabemos também que o Sábado (descanso) de Deus foi mudado pela igreja romana no terceiro século depois de Cristo passando o dia de guarda para o Domingo (Daniel 7. 25). Mas, será que estas alterações foram aprovadas por Deus? Veja: "E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei" (Lucas 16. 17). E disse Jesus: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir" (Mateus 5. 17). Disse-lhes Jesus: "Nem todos que dizem Senhor, Senhor entrará no reino de Deus, somente aqueles que fazem a vontade de Deus que está no céus" (Mateus 7. 21).

"E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus" (Ezequiel 20. 20).

Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar, esse é o descanso de Deus.