iasd principal

Sensualidade nas redes sociais

A Bíblia Sagrada e a sensualidade ou lascívia

É comum vermos hoje em dia pessoas utilizando as redes sociais de modo a ostentar a sua sensualidade através de vídeos e fotos, buscando receber elogios de seus seguidores, ou chamar a atenção para si mesmo de modo atraente, ou até mesmo carente.

Sensualidade significado: Ser sensual não significa ter um corpo perfeito. "A sensualidade está relacionada a atos, modos, gestos de se comportar e exprimir um sentimento voltado para a intenção de despertar desejo ao sexo em um outro, ou chamar a atenção para si de forma atraente" (fonte: Dicionário inFormal).

O perigo da sensualidade

A sensualidade é uma forma de despertar desejos impuros naqueles que te observam, e isto, não agrada a Deus. Na ânsia de querer aumentar a sua autoestima, de se sentir bem consigo mesma, e ser amada por aqueles que te seguem; as vezes, sem perceber, você acaba despertando a cobiça nos olhos de muitos de seus seguidores, induzindo-os ao pecado. Disse Jesus: "Sempre haverá tentações para induzir as pessoas ao pecado, mas ai daquele por meio de quem veio a tentação" (Lucas 17. 1). Induzir as pessoas ao erro, não é "amar o teu próximo como a si mesmo".

Veja o que Jesus disse em Mateus 5. 27-28: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Porém, Eu digo: Qualquer um que até mesmo olhar para uma mulher com cobiça nos olhos, em seu coração já cometeu adultério com ela". Se você publica suas fotos "sensuais" em suas redes sociais que possuem vários seguidores e, dentre esses seguidores, alguns visualizarem suas fotos com cobiça nos olhos, para Deus, em seu coração você já adulterou com esses seguidores.

O adultério, a prostituição, a fornicação, a concupiscência e a lascívia, são práticas distintas entre si, mas, para Deus tem o mesmo significado, pois, todas te levam para o mesmo destino o da imoralidade sexual.

Veja o que Paulo disse em I Coríntios 6. 18-19: "Nenhum outro pecado atinge tanto o corpo quanto o da imoralidade sexual. Acaso não sabeis que o seu corpo é o templo do Espírito Santo de Deus, e que Ele habita em vós, e que não sois de vós mesmos?"

Se o seu corpo é a morada do Espírito de Deus e você o destrói com imoralidades, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (I Coríntios 3. 16-17). Deus não habita em corpos cheios de imoralidades.

Em Tiago 1. 14-15 vemos que, "cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e o seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte".

Cuidado com o que anda publicando nas suas redes sociais, porque, "todos hão de comparecer ao tribunal de Cristo para serem julgados segundo o que tens feito por intermédio do seu corpo, seja o bem, seja o mau" (II Coríntios 5. 10). A sua beleza de nada vai adiantar no dia do seu julgamento.

A influência das mídias sociais

Essa obsessão de seguir padrões sensuais influenciado pelas mídias sociais está levando as pessoas a um comportamento lascivo que vai além do pecado e envolve o desprezo pelo que é certo. Da nudez ao abuso dos decotes, as roupas curtas ou justas ao corpo, delineando as curvas femininas, fotos de biquíni na piscina, na praia ou no banheiro muitas vezes em poses provocantes, e, para piorar, usam como legendas "Os que confiam no Senhor jamais se abalarão", ou, "Deus é meu porto seguro", etc. Meu caro estas legendas não servem para te abençoar, pois confiança inabalável em Deus nada tem a ver com a sensualidade, e digo mais, agindo dessa forma, você estará transgredindo um dos mandamentos de Deus "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" (Êxodo 20. 7). Não brinque com o nome de Deus.

Mas o que é o pecado?

Como disposto em I João 3. 4: "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei de Deus; de fato que o pecado é a transgressão da Lei de Deus".

O adultério (Êxodo 20. 14), a cobiça (Êxodo 20. 17) e, não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (Êxodo 20. 7), estão no rol destas leis, e se você transgride qualquer um desses mandamentos, você pecou contra Deus.

Veja Tiago 2. 10-13: "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como quem vai ser julgado pela lei da liberdade".

Em Romanos 2. 13 Paulo nos exorta a sermos praticantes da lei de Deus: "Porque os que somente ouvem a lei, não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei de Deus hão de ser justificados".

Assim são as leis de Deus que regem o seu governo, são normas do seu juízo. Salomão escreveu em Eclesiastes 12. 13-14 "De tudo que se tem ouvido, o fim é: teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".

Mas o que levam as pessoas a praticarem tais coisas mesmo conhecendo a Deus?

Em Mateus 24.12, Jesus disse que "nos últimos dias o pecado da humanidade se multiplicaria de tal forma que o amor a Deus de muitos esfriaria". As pessoas passariam a acreditar em Deus, mas de forma superficial, ou seja, um Deus segundo o mundanismo delas, e isto, é o que vemos hoje em dia, as pessoas estão moldando a Deus segundo os seus próprios desejos carnais e não a vontade de Deus.

Lembra das legendas usando o nome de Deus indevidamente em perfis sensuais?

Veja o que Paulo disse em II Timóteo 4. 3-4: "Porque virá um tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si mestres segundo os seus próprios desejos carnais; E desviarão os ouvidos da verdade, seguindo suas próprias idéais desorientadas (fábulas)" (bíblia viva).

Em II Timóteo 3. 1-6 Paulo dá uma descrição profética do comportamento humano nos últimos dias: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis (devido ao declínio da fé em Deus). Porque haverá pessoas amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos (zombarão de Deus), desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos prazeres deste mundo do que amigos de Deus, e, ouvirão a palavra de Deus, mas, não acreditarão em nada do que ouviram. Destes afasta-te. Muitos são os que entram pelas casas (boates, baladas, etc.) e conquistam mulheres carregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos".

Veja o que Jesus disse em Lucas 18. 8: "Quando, porém vier o filho de Deus (resgatar os seus escolhidos), porventura achará fé na terra?". Agora veja Mateus 24. 38-39: "Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia se prostituindo na face da terra (comendo, bebendo, orgias, etc.), até o dia em que Noé e sua família entraram na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os consumiu a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho de Deus".

Em I João 5. 19, o apóstolo fez um alerta à igreja: "Nós cristãos (verdadeiros) sabemos que somos filhos de Deus e que o resto do mundo já está sepultado sob o poder e o domínio de satanás (o adversário de Deus)".

A cada dia que passa as notícias sobre o comportamento humano tornam-se mais tenebrosas, assustadoras, aterrorizantes e, muito mais, nos dão a convicção de que se aproxima o tempo do fim.

Porque o nosso corpo é tão importante para Deus?

I Coríntios 6. 18-20: "Fujam das imoralidades sexuais (tudo que induz aos prazeres do sexo). Nenhum outro pecado atinge o corpo como este. Quando vocês cometem este pecado, é contra o seu próprio corpo. Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence. Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto, use o seu corpo para render glória a Deus, porque o seu corpo pertence a Deus" (bíblia viva).

Quando nos convertemos a Jesus e somos batizados nas águas, passamos a pertencer ao Reino de Deus (Marcos 16. 16), e o Espírito Santo passa a habitar em você e te sela para o dia da sua redenção (Efésios 4. 30). Mas, se você entristece o Espírito Santo praticando coisas abomináveis ao Senhor, com o tempo, após pelejar com os seus pecados, Ele se retira de você. O Espírito Santo é quem te convence dos seus pecados (João 16. 8), te guia pelos caminhos da verdade, e, te testifica diante de Deus de que você é filho Dele (Romanos 8. 14 e 16). Mas, se Ele se retira de você devido as suas práticas pecaminosas, você deixa de ser selado por Ele, e isso, o levará a perda da sua salvação, ou seja, você não vai ser levado(a) para o Reino de Deus quando Jesus voltar para buscar os seus escolhidos (leia I Tessalonicenses 4. 14-17 a volta de Jesus).

Em Mateus 22. 14 Jesus disse que "muitos são chamados a participarem da Salvação, mas poucos são os escolhidos (os prazeres deste mundo afastam as pessoas da presença de Deus)".

Lembre-se: "Não ameis o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor de Deus não estará nele. Pois tudo o que há no mundo: a cobiça do corpo (prostituição, sensualismo, etc.), a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens, não provém de Deus, mas deste mundo pecaminoso" (I João 2. 15-16). Hoje, o mundanismo tornou-se bem mais atrativo do que as coisas de Deus.

O que acontecerá com aqueles que destroem o seu próprio corpo com imoralidades

I Coríntios 3. 16-17: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo".

Se o seu corpo é a morada do Espírito Santo de Deus, e você o destrói, publicando fotos sedutoras em suas redes sociais, adulterando com seus seguidores cobiçosos, Deus não habitará em você. E quando o Espírito de Deus se retira de você, quem toma conta do seu corpo são os seus próprios desejos carnais (Gálatas 5. 16), ou seja, sensualidade (ou lascívia), tatuagens, piercings, ensaios fotográficos onde a nudez é mostrada em partes ou na sua totalidade, e, se não bastasse, ainda publicam essas fotos em redes sociais, bebedeiras, roupas extravagantes, drogas, orgias, perda de confiança ou fé em Deus, porque, o mundo desconstrói em poucos dias o que você construiu à anos em Deus, etc.

Lembre-se: "Há caminhos que aos olhos dos homens parece ser perfeito, mas o final dele conduz à morte" (Provérbios 14. 12).

Exortação a viver segundo o Espírito Santo de Deus

Gálatas 5. 16-21: "Eu vos aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo que habita em vós. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam. Porque o seu corpo cobiça contra o Espírito Santo, e o Espírito Santo contra o seu corpo; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito Santo, não estais debaixo da lei (a lei de Deus só irá atingi-lo se você transgredi-lá). Porque as obras da carne (corpo) são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que, os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus".

Na Bíblia, a palavra lascívia é interpretada como ato de seduzir, de quem tem despudor, quem tem modos libertinos (que se entregam imoderadamente aos prazeres do sexo), libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade, os que expõem o corpo sem pudor, sem decência e discrição, muitas vezes na clara intenção de despertar a libido naqueles que estão a observar, induzindo-os ao pecado, e isto não é amar a teu próximo com a si mesmo. A lascívia leva ao adultério, e o adultério é um dos mandamentos de Deus (Êxodo 20. 14), e a violação deste mandamento torná-lo-á réu no dia do juízo de Deus.

Não brinque com Deus, retire suas fotos sedutoras das suas redes sociais, mesmo aquelas ocultas que você somente publica para os seus "melhores amigos", porque, mesmo que você esteja desconectado, seus seguidores, continuam olhando e compartilhando suas fotos com outras pessoas e você, sempre vai adulterar com aqueles que te olharem com cobiça nos olhos. E digo mais, pare de seguir esses perfis que contenham fotos de erotismo disfarçado de sensualismo onde as pessoas posam nuas ou seminuas buscando mostrar a sua sensualidade, porque, além de atrair a sua própria cobiça, influenciando você a fazer o mesmo, seus seguidores também terão acesso a esses perfis através do seu, e sem saber, você os induzirá ao pecado. E vou mais além, esses perfis contendo erotismo, sensualismo, possuem milhares de seguidores, e muitos deles maliciosos que vão te enviar solicitações para segui-lo(a) e, na ânsia de atrair mais seguidores, você acaba por aceitar essas solicitações, atraindo para dentro do seu perfil pessoas não desejáveis e inimigas de Deus, que irão convidá-lo(a) a participarem dessa rede do pecado. E nesse leva e traz de seguidores, você estará contribuindo para a expansão do pecado nas redes sociais. Viu como o diabo trabalha sem você perceber?

Digo mais, muitas empresas estão utilizando as redes sociais para analisarem perfis de funcionários ou de candidatos ao emprego, que podem ser eliminados ou demitidos dependendo do que eles publicam em suas redes sociais.

Na bíblia só existe uma forma permitida por Deus de uma mulher mostrar a sua sensualidade para o homem ou vice versa, é através do casamento, e está, deverá ser moderada e restrita ao casal, ou seja, entre quatro paredes e não nas redes sociais.