iasd principal

A lei moral de Deus foi abolida?

Os Dez Mandamentos, a lei moral de Deus (Êxodo 20. 1-17), foi mesmo abolida no novo testamento por Jesus?

01 - Vejamos o que Jesus disse em Mateus 5. 17-20: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido".

Vejam outra passagem bíblica envolvendo Jesus e o sétimo mandamento, não adulterarás.

Mateus 5. 27-28: "Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer um que até mesmo olhar para uma mulher (atentar) com cobiça nos olhos, em seu coração já cometeu adultério com ela".

Comentário: Se os Dez Mandamentos foram abolidos, então, porque Jesus está reforçando o sétimo mandamento de Deus, não adulterarás?

02 - O apóstolo Tiago também fez menção aos Dez Mandamentos de Deus.

Tiago 2. 10-11: "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois não cometeres adultério, mas matares está feito transgressor da lei".

Comentário: Veja que Tiago citou o sexto e o sétimo dos Dez Mandamentos de Deus, e acrescentou mais, se você tropeçar em um só ponto, ou seja, deixar de cumprir um só dos mandamentos, tornou-se culpado de todos os outros. Exemplo: Se Jesus voltasse hoje e encontrasse você na prática do adultério, certamente você perderia a sua Salvação. Então, mesmo guardando os outros nove mandamentos, a quebra de um só ocasionou a perca da sua Salvação. Na matemática de Deus 10 - 1 = 0, ou você guarda todos os Dez Mandamentos ou não guarda nenhum (cuidado, o Sábado está inserido entre os Dez Mandamentos).

Na bíblia, o pecado vem pela transgressão (violação) de qualquer um dos Mandamentos de Deus (I João 3. 4). Portanto, qualquer um que transgride a lei de Deus comete pecado, necessitando assim do perdão de Deus (I João 1. 7-9).

Agora veja o que Pedro disse para aqueles que foram libertos do pecado por Jesus e continuaram a pecar. II Pedro 2. 20: "E quando uma pessoa livrou-se dos caminhos pecaminosos do mundo ao aprender acerca do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e depois se deixou emaranhar pelo pecado novamente, tornando-se novamente escravo do pecado, tornou-se este estado pior do que antes" (bíblia viva). Observem que existe o pecador (aquele que se arrepende, é perdoado, e permanece nos caminhos do Senhor. Exemplo: Maria Madalena era adultera, "Jesus a perdoou e disse: mulher vá e não peques mais", João 8. 1-11), e o pecadeiro (aquele que está inserido dentro do contexto de II Pedro 2. 20, mesmo conhecendo os mandamentos de Deus, continua na prática do pecado).

03 - Paulo discípulo de Jesus mencionou em Romanos 7. 7: "Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência (cobiça de bens materiais), se a lei não dissesse: Não cobiçarás".

Comentário: Aqui Paulo mencionou o décimo Mandamento, ou seja, a cobiça, (desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa, como cobiça de bens materiais, riquezas ou honras, ambição, ganância).

04 - Jesus e o jovem rico Mateus 19. 16-23: "E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os Mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me (me aceite como seu Salvador). E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus".

Comentário: Neste encontro com o jovem rico, Jesus chega a mencionar quase todos os Dez Mandamentos de Deus, mas, aquele jovem deixou escapar a sua principal chance, a aceitação de Jesus como seu Salvador, ficando assim preso aos seus bens materiais. Está passagem bíblica se encaixa perfeitamente no contexto de Apocalipse 14. 12, onde devemos guardar todos os Dez Mandamentos de Deus e termos a fé em Jesus (aceitarmos Ele como nosso Salvador). O jovem rico guardava todos os mandamentos, mas não aceitou o chamado de Jesus ficando preso aos seus bens materiais.

Existe um versículo em que o próprio Jesus disse: "Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus" (Lucas 9. 62).

05 - Em relação ao sétimo dia (o Sábado do Senhor), coloquei três textos bíblicos demonstrando que tanto Jesus quanto os seus discípulos guardavam o quarto mandamento de Deus.

Lucas 4. 16-18: "E, chegando Jesus a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres." (veja: igual a um culto de hoje aos Sábados).

Atos 13. 14-18: "E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai. E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso os tirou dela; E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos". (veja: igual a um culto de hoje aos Sábados).

Atos 16. 13: "E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram".

Comentário: Podemos ver nestas três passagens bíblicas, Jesus e seus discípulos guardando o quarto mandamento de Deus, o Sábado, tanto nas sinagogas quanto fora delas. Isso exclui a crença daqueles que acreditam que os discípulos somente iam às sinagogas aos Sábados para pregarem para os Judeus. Ora, Jesus e os seus discípulos eram Judeus. E tanto um quanto os outros cultuavam a Deus aos Sábados tanto nas sinagogas quanto fora delas.

06 - Vejam esta passagem bíblica de Romanos 2. 17-29: "Vocês, os judeus, pensam que tudo vai bem entre vocês e Deus, por Ele lhes ter dado suas leis; se orgulham de serem amigos particulares de Deus. Sim, vocês bem sabem o que Ele deseja; vocês conhecem o certo e o errado, favorecendo aquilo que está certo, pois aprenderam suas leis desde bem pequenos. Estão tão seguros do caminho para Deus que poderiam apontá-lo a um cego. Pensam que são como faróis, guiando para Deus os homens perdidos na escuridão. E pensam poder dirigir as pessoas simples e até mesmo ensinar às crianças tudo quanto se refere a Deus porque realmente vocês conhecem suas leis, as quais estão cheias de todo o conhecimento e verdade. Sim, vocês ensinam a outros - então, por que não ensinam a si mesmos? Dizem a outros que não roubem - e vocês roubam? Vocês afirmam que está errado cometer adultério - e vocês o cometem? Vocês dizem: "Não se ora aos ídolos", e logo fazem do dinheiro o deus de vocês. Vocês têm tanto orgulho de conhecerem as leis de Deus, mas vocês desonram a Deus, quebrando as suas leis. Não é de admirar que as Escrituras digam que o mundo fala mal de Deus por causa de vocês. Vale ser judeu se vocês obedecem às leis de Deus; mas se vocês não as cumprem, são perfeitamente iguais aos pagãos. E se os pagãos obedecem às leis divinas, será que Ele não lhes dará todos os direitos e honras que planejou dar aos judeus? De fato, esses pagãos estarão em melhor posição que vocês, os judeus, que sabem tanto a respeito de Deus e têm suas promessas, porém não obedecem às suas leis" (bíblia viva).

Comentário: Nesta passagem, Paulo além de fazer menção de todos os mandamentos, ele cita três deles, não furtarás (oitavo mandamento), não adulterarás (sétimo mandamento) e não adorarás aos ídolos (segundo mandamento). Mas, mesmo tendo o conhecimento de todos os mandamentos de Deus, os Judeus estavam sempre violando alguns deles, igualando-se aos povos pagãos.

07 - I João 2. 1-7: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele intercede pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está à verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes".

Comentário: Quando pecamos transgredimos os mandamentos de Deus. Desta forma, carecemos do Seu perdão. No momento em que nos arrependemos e pedimos o perdão dos nossos pecados em nome de Jesus, Ele como nosso advogado intercede por nós diante de Deus e nos livra do pecado que havíamos cometido. Mas, João disse também que aquele que conhece a Jesus, mas não guarda os mandamentos de Deus, é mentiroso e a verdade não está nele. João menciona também que não está escrevendo nenhum mandamento novo e sim aquele que desde o princípio recebestes, então, estes mandamentos só podem ser a lei moral de Deus, ou seja, os Dez Mandamentos de Êxodo 20. 1-17. Assim, se aquele que diz conhecer a Deus e a Jesus, mas continua na prática do pecado, furtando, adulterando, maldizendo o nome de Deus, adorando a ídolos, ou seja, desobedecendo as suas leis, (inclusive o quarto mandamento o Sábado do Senhor), é mentiroso e a verdade não está naquele que desonra a Deus.

08 - Mateus 15. 1-9: "Então chegaram a Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: "Mesmo que seus pais estejam passando necessidade, você pode dar o dinheiro do sustento deles para o templo, em lugar de dar a eles". E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Comentário: Aqui Jesus está citando o quinto mandamento de Deus "honra teu pai e tua mãe", mas, os fariseus queriam entregar o dinheiro do sustento de seus pais para o templo ao invés de dá-los aos seus pais necessitados.

09 - Apocalipse 12. 17: "E o dragão (satanás) irou-se contra a mulher (igreja), e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente (os últimos cristãos verdadeiros no final dos tempos), os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo" (Apocalipse 12. 17).

Comentário: Aqui vemos claramente a união entre os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Isso significa que a Salvação vem pela a aceitação de Jesus como seu Salvador e a guarda de todos os mandamentos de Deus, inclusive o Sábado do Senhor.

Lembre-se: "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas" (Apocalipse 22. 14). A porta ai meus amigos é Jesus (João 10. 9), e veja o que Ele próprio disse: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido" (Mateus 5. 17-20).

Mateus 7. 21: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus".

A Bíblia está repleta de passagens no novo testamento que falam sobre a lei moral de Deus os Dez Mandamentos. Coloquei acima algumas passagens que achei interessante e que mostram claramente a lei de Deus sendo citada tanto por Jesus quantos pelos apóstolos e discípulos.